domingo, 15 de março de 2015

Humanos ocuparam florestas tropicais há 20 mil anos, diz estudo

http://g1.globo.com/natureza/noticia/2015/03/humanos-ocuparam-florestas-tropicais-ha-20-mil-anos-diz-estudo.html

13/03/2015 07h55 - Atualizado em 13/03/2015 07h55

Humanos ocuparam florestas tropicais há 20 mil anos, diz estudo

Antes, acreditava que florestas ficaram intactas até 8 mil anos atrás.
Estudo de dentes detectou dieta proveniente de itens achados em florestas.

Da EFE
Vista da caverna Batadomba-lena, local onde foram encontrados os fósseis mais antigos usados neste estudo (Foto: Patrick Roberts/Science)Vista da caverna Batadomba-lena, no Sri Lanka, local onde foram encontrados
os fósseis mais antigos usados neste estudo (Foto: Patrick Roberts/Science)

















Os primeiros humanos modernos se adaptaram para viver nas florestas tropicais há 20 mil anos, muito antes do período que se imaginava, sugerindo uma dieta composta de alimentos típicos desses ambientes.
Uma equipe de pesquisa internacional lançou uma nova luz sobre os alimentos dos quais os primeiros humanos dependiam e situa o momento em que nossos ancestrais começaram a viver e a depender dos recursos das florestas tropicais 10 mil anos antes do que se pensava.
O estudo, publicado nesta sexta-feira (13) na edição impressa da revista "Science", foi feito com dentes fósseis de 26 indivíduos, o mais antigo de 20 mil anos, que viveram no Sri Lanka e nos quais foram analisados os isótopos de oxigênio e de carvão.
O resultado foi que "quase todos os dentes analisados sugerem uma dieta baseada, em grande parte, em produtos das florestas tropicais".
Ocupação humana
Até agora, acreditava-se que os humanos não tinham ocupado essas regiões até o início da época conhecida como Holoceno inicial, há 8 mil anos, e, de acordo com as teorias dos especialistas, os humanos consideraram que a vida nessas florestas era mais difícil por haver menos comida e caça disponível que em espaços mais abertos.
O artigo da "Science" lembra que algumas pesquisas arqueológicas sugerem a possibilidade de os humanos terem ocupado esses ecossistemas há cerca de 45 mil anos, mas, nesse caso, não foi possível determinar se viviam nele ou se só entravam durante períodos limitados de tempo para desenvolver alguma atividade concreta.
Investigadores das universidades britânicas de Oxford e Bradford estudaram dentes fossilizados de 26 humanos, cuja idade oscilava entre 20 mil e 3 mil anos. Todos eles encontrados em três sítios arqueológicos do Sri Lanka, que hoje em dia estão cercados por florestas tropicais e campos um pouco mais abertos.
As análises mostraram que os humanos daquela época seguiam uma dieta procedente de "florestas tropicais intermediárias" e que só dois mostravam em seus dentes os sinais de uma alimentação com produtos das pradarias.
O diretor do estudo, Patrick Roberts, da Universidade de Oxford, afirmou que seus resultados indicam que os humanos evoluídos do Sri Lanka podiam viver quase que exclusivamente de comida encontrada na floresta tropical, sem a necessidade de se deslocar para outros ambientes.
"Nossos primeiros antepassados eram claramente capazes de se adaptar com sucesso a diferentes ambientes extremos'.
Agora, os estudiosos consideram que é necessário seguir com a pesquisa para estabelecer se esse "profundo nível de interação" dos primeiros humanos com as florestas do Sul da Ásia aconteceu também em outras regiões, como a Austrália, o Sudeste asiático e a África.

Nenhum comentário:

Postar um comentário