sábado, 11 de abril de 2015

Novas espécies de 'dragões anões' descobertas nos Andes

http://g1.globo.com/natureza/noticia/2015/04/novas-especies-de-dragoes-anoes-descobertas-nos-andes.html

France Presse
07/04/2015 11h10 - Atualizado em 07/04/2015 11h10

Novas espécies de 'dragões anões' descobertas nos Andes

Três novos lagartos foram encontrados no Equador e no Peru.
Animais do gênero 'Enyalioides' são diurnos e vivem em selvas tropicais.

Da France Presse
Exemplar da espécie 'Enyalioides altotambo', novo lagarto encontrado por cientistas no Equador (Foto: Divulgação/Instituto Smithsonian)Exemplar da espécie 'Enyalioides altotambo', novo lagarto encontrado por cientistas no
Equador (Foto: Divulgação/Instituto Smithsonian)



















Um grupo de cientistas descobriu três novas espécies de lagartos anões com a forma de dragão nos Andes equatorianos e peruanos, segundo pesquisa publicada pela revista científica "Zookeys".
As espécies descobertas por cientistas do Equador, Peru e Estados Unidos os distiguem de seus parentes mais próximo em termos de tamanho, cor e DNA.
Os três lagartos pertencem ao gênero Enyalioides, que são diurnos e vivem em selvas tropicais, como Chocó ou a parte ocidental da bacia amazônica, e nas florestas nubladas dos Andes.
Os cientistas classificaram a descoberta de surpreendente, já que esses lagartos estão "entre os de maior tamanho e mais coloridos" nas selvas da América do Sul.
As equipes de Omar Torres-Carvajal, do Museu de Zoologia QCAZ do Equador, Pablo J. Venegas, do CORBIDI do Peru, e Kevin de Queiroz, do Instituto Smithsoniano do Museu de História Natural dos Estados Unidos, recolheram vários tipos de lagartos durante uma viagem ao Equador e Peru.
Depois, eles fizeram uma comparação com espécimes encontrados em museus de história natural de todo o mundo. Um estudo de DNA confirmou que estavam diante de três exemplares desconhecidos de lagartos. Essa descoberta eleva para 15 as espécies do gênero Enyalioides.
Um espécime adulto do lagarto 'Enyalioides sophiarothschildae', que foi encontrado no Peru (Foto: Divulgação/Instituto Smithsonian)Um espécime adulto do lagarto 'Enyalioides sophiarothschildae', que foi
encontrado no Peru (Foto: Divulgação/Instituto Smithsonian)
Exemplar adulto do lagarto 'Enyalioides anisolepis', também encontrado no Equador por cientistas (Foto: Divulgação/Instituto Smithsonian)Exemplar adulto do lagarto 'Enyalioides anisolepis', também encontrado no Equador
por cientistas (Foto: Divulgação/Instituto Smithsonian)

Nenhum comentário:

Postar um comentário