sábado, 2 de maio de 2015

Cientistas descobrem no Chile o 'ornitorrinco' dos dinossauros

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/04/cientistas-descobrem-no-chile-o-ornitorrinco-dos-dinossauros.html

28/04/2015 08h06 - Atualizado em 28/04/2015 08h06

Cientistas descobrem no Chile o 'ornitorrinco' dos dinossauros

'Chilesaurus diegosuarezi' tem corpo que lembra vários grupos de dinossauros.
Segundo pesquisadores, é a espécie 'mais bizarra' já encontrada.

Da Reuters
Ilustração mostra exemplar da nova espécie de dinossauro batizada de 'Chilesaurus diegosuarezi' (Foto: Gabriel Lio/University of Birmingham/Reuters)Ilustração mostra exemplar da nova espécie de
dinossauro batizada de 'Chilesaurus diegosuarezi'
(Foto: Gabriel Lio/University of Birmingham/Reuters)
Cientistas encontraram fósseis de um dinossauro estranho no sul do Chile, com uma combinação tão incomum de traços, que forçou a equipe a comparar o "novo" réptil a um ornitorrinco, mamífero australiano com bico de pato que põe ovos.
Nomeado Chilesaurus diegosuarezi, o dinossauro é membro do mesmo grupo doTyranossaurus rex, terópodes, que inclui o maior carnívoro terrestre da história. No entanto, o lagarto pré-histórico só comia plantas, com um bico e dentes em formato de folha.
O crânio e o pescoço lembram os dinossauros primitivos que possuíam o pescoço comprido, e a vértebra remete aos carnívoros. O novo dinossauro possui braços robustos, mas com dois dedos em cada mão.
Era bípede, mas seus pés largos e com quatro dedos cada eram diferentes da maioria dos terópodes. Os fósseis também mostraram que o animal descoberto possuía uma pélvis semelhante a de pássaros.
"O Chilesaurus constitui um dos dinossauros mais bizarros já encontrados", disse o paleontólogo Fernando Novas, do Museu Bernardino Rivadavia de Ciências Naturais, em Buenos Aires, chamando a criatura de um "quebra-cabeça".
Filhotes de ornitorrinco em zoológico australiano. (Foto: AFP)Filhotes de ornitorrinco em zoológico australiano: é um
mamífero que tem bico de pato e põe ovos(Foto: AFP)
"A anatomia do esqueleto junta características de diferentes grupos de dinossauros, como se um piso fosse formado por um mosaico de diferentes formas e cores. Nenhum outro dinossauro exibe tal combinação ou mistura", acrescentou.
O animal viveu em uma região de rios no final do período Jurássico, aproximadamente 145 milhões de anos atrás. Era relativamente pequeno, atingindo no máximo 3,2 metros de altura, embora a maior parte dos espécimes encontrados fossem do tamanho de um peru.
Quatro esqueletos quase completos e dúzias de ossos de outros indivíduos foram encontrados, tornando o Chilesaurus um dos dinossauros mais conhecidos do período Jurássico do Hemisfério Sul. A pesquisa foi apresentada na revista "Nature".

Nenhum comentário:

Postar um comentário