quarta-feira, 13 de maio de 2015

Como os astronautas vão ao banheiro?

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/05/como-os-astronautas-vao-ao-banheiro.html

BBC
13/05/2015 07h33 - Atualizado em 13/05/2015 07h33

Como os astronautas vão ao banheiro?

Astronauta italiana Samantha Cristoforetti explica como ela e colegas da Estação Espacial Internacional mantêm higiene pessoal.

Da BBC
Astronauta italiana Samantha Cristoforetti explica como ela e colegas da Estação Espacial Internacional mantêm higiene pessoal (Foto: Reprodução/ESA/BBC)Astronauta italiana Samantha Cristoforetti explica como ela e colegas da
Estação Espacial Internacional mantêm higiene pessoal
(Foto: Reprodução/ESA/BBC)















Certamente você já se fez a seguinte pergunta: como é que os astronautas vão ao banheiro quando estão no espaço? E escovam os dentes? Ou tomam banho?
Com grande delicadeza e riqueza de detalhes, a astronauta italiana Samantha Cristoforetti explicou em uma série de vídeos divulgados pela Agência Espacial Europeia como ela e seus colegas da Estação Espacial Internacional mantêm a higiene pessoal como estivessem na Terra.
Ao contrário do que se pode pensar, muitos instrumentos que são utilizados para o asseio – escova de dente, banho e desodorante não diferem muito daqueles que usamos.
As toalhas, porém, são um assunto à parte: possuem um material absorvente, mas fino, e são substituídas uma vez por semana.
A cada dois dias, os astronautas podem, no entanto, se dar ao luxo de usar outra toalha que Cristoforetti chama de "acampamento", usada úmida para esfregar o corpo.
A água é armazenado em um pequeno recipiente e, em seguida, aplicado ao corpo.
Pela falta de gravidade, no entanto, a água não cai no chão, mas permanece sobre a pele em forma de bolhas.
E adicionando um pouco de sabão líquido, que não faz muita espuma e não requer enxágue, o astronauta pode "tomar banho" e desfrutar de uma sensação de limpeza igual a que tinha em terra firme.
No entanto, explica Cristoforetti, nem sempre esse processo pode ser feito por falta de tempo.
Cabelo limpo
Lavar o cabelo não é tão complicado. Só é necessário um shampoo que não exige enxágue, adicionar algumas gotas de água e massagear o cabelo normalmente. O excesso de água é então removido com uma toalha.
As toalhas são depois deixadas para secar nas proximidades do sistema de ventilação. A água evapora e um sistema de ar condicionado a condensa e a recupera.
"Não desperdiçamos nenhuma gota de água que usamos para o banho", diz a astronauta italiana.
Cortar as unhas
Escovar os dentes é uma tarefa um pouco mais difícil: o processo é semelhante ao realizado na Terra até chegar a hora de cuspir a água misturada com pasta de dente.
Como não há uma pia onde cuspir, "alguns astronautas simplesmente engolem: é rápido e simples. Mas eu, pessoalmente, não gosto, então eu cuspo tudo em uma toalha", diz Cristoforetti.
"Não é muito elegante, mas você faz o que tem de fazer."
Na hora de cortar as unhas, também é preciso ter cuidado para que – por causa da gravidade zero – não espalhar pedaços flutuantes em todos os lugares.
"O melhor é fazê-lo é perto da saída da ventilação para que os pedaços de unha sejam sugados e fiquem ali", diz ele. "Aí depois você remove tudo com um aspirador de pó."
'Número um, número dois'
Quando se trata de ir ao banheiro, há uma pequena sala com um sistema para que os astronautas possam se aliviar.
Para urinar, os astronautas usam um pequeno funil ligado a um tubo com um aspirador para que o líquido não saia flutuando.
A urina é, então, filtrada e, por uma série de processos químicos, se torna potável e adequada para o consumo humano.
E quanto ao "número dois"? Segundo Cristoforetti, "o princípio é exatamente o mesmo: o de sucção".
O vaso sanitário está conectado a um recipiente para resíduos sólidos, que, com uma tripulação de três astronautas, é trocado aproximadamente a cada dez dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário