sábado, 7 de junho de 2014

DNA: o preço da evolução (episódios 1 e 2)




Resumo do documentário: "DNA, O preço da evolução"

http://djrawinportefolio.blogspot.com.br/2013/09/resumo-do-doumentario-dna-o-preco-da.html


DNA " O preço da evolução" é um documentário feito em 2003 nos Estados Unidos da América dirigido por Nic Young.

O documentário revela a importância do estudo da genética e do DNA para a cura de doenças hereditárias  bem como nos apresenta os problemas éticos que rodeiam este tema.

Durante o decorrer do mesmo são analisados e explicados os seguintes temas da área da genética humana:

1 - A Importância dos exames genéticos  
2 - Diagnostico genético pré-implantação
3 - Terapia genética
4 - Engenharia genética 
5 -Terapia das células-tronco
6 - Clonagem Humana

1- Os exames genéticos são importantes, pois relatam informação quanto a saber se as pessoas estão em risco de ter herdado algum tipo de doença genética, que são a principal causa de morte no mundo. Servem essencialmente para prevenir as doenças.

Contudo a utilização da genética coloca muitas vezes um problema ético como mais adiante falaremos.
Mas, se esta informação for utilizada de forma indevida, ou até mesmo de forma abusiva, nomeadamente por seguradoras, empregadores ou até pela sociedade em geral, podem pôr em risco a "privacidade genética" do utilizador, limitá-lo nos seus direitos individuais e até provocar a exclusão e discriminação.
A este propósito teremos que referir que a criação de bases de dados com essa informação trará muitos riscos. 

2-  O diagnostico genético pré-implantação permite que se possa analisar os genes dos embriões manipulando-os e escolhendo aqueles que não tenham nenhuma doença hereditária. A utilização desta técnica levanta várias questões éticas, pois os embriões afectados irão ser "descartados" matando assim um "individuo".

3- A Terapia de Genes é uma forma de manipular os nossos genes, implantando genes saudáveis no nosso DNA, regenerando deste modo as células afectadas. 
Mas a utilização desta técnica tem os seus riscos, como aparecimento de cancro ou até mesmo pode levar á morte como já aconteceu no passado. 
Como em todos as "técnicas" referidas neste documentário, esta também levanta os seus problemas éticos. 
Teremos que nos questionar se será correcto continuar com uma técnica que já tenha provocado mortes no passado.

4- A engenharia genética ainda não passa de um "sonho" dos cientistas, mas consiste em projectar uma criança, no inicio da sua concepção com o objectivo de irradiar todo o tipo de doenças. 
Posteriormente possibilita a escolha da cor dos olhos, dos cabelos, das suas qualidades, defeitos, gostos e personalidades, entre outros.
Quanto a este tema a sociedade é quase  totalmente contra, pois como é dito no filme:"um cientista não pode comparar-se a Deus ".
Por isso esta questão  envolve questões éticas e não apenas cientificas. 

 5- A Terapia das células-tronco é um meio de tratamento de doenças cardíacas onde o órgão afectado é regenerado através da inserção das células tronco provenientes de outra parte do corpo. 

6-  Quanto há clonagem, existem dois grandes pontos de vista: os que estão a favor e os que estão contra. 
Os cientistas que estão a favor afirmam que a sociedade já está preparada para este passo e que estão preparados para eliminar qualquer risco:
Consideram que a clonagem seria apenas mais um método de reprodução. 
Quanto aos que estão contra afirmam que isto é anti-natura, que não é essa a vontade de Deus, e portanto não é correcto e a sua utilização irá causar sofrimentos, que não são justificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário