domingo, 4 de janeiro de 2015

Descobertas as fundamentais diferenças entre músculos de sedentários e desportistas

http://hypescience.com/pesquisadores-descobrem-fundamentais-diferencas-entre-musculos-de-sedentarios-e-desportistas/


Descobertas as fundamentais diferenças entre músculos de sedentários e desportistas



Publicado em 19.05.2013
FitCouple
Um estudo publicado recentemente no The Journal of Clinical Investigation descobriu que pequenos pedaços de material genético, chamados microRNAs, ligam as duas características fundamentais dos músculos aptos fisicamente: a capacidade de queimar gordura e açúcar, e a capacidade de alternar entre contrações lentas e rápidas de fibras musculares.
A descoberta sugere que os microRNAs podem ser usados no desenvolvimento de novos tratamentos médicos destinados a melhorar a aptidão muscular em pessoas com doenças crônicas ou lesão.
“Neste estudo, nós queríamos determinar, em um nível molecular, o que torna um músculo apto fisicamente durante o desenvolvimento ou após o exercício. Esta informação é relevante para os nossos esforços em melhorar a aptidão muscular em muitas condições de saúde, como envelhecimento, câncer e doenças cardíacas. Estes resultados também podem ser úteis para membros ativos das Forças Armadas que ficam ‘destreinados’ após lesões e tempo de recuperação”, disse Daniel P. Kelly, principal autor do estudo.

Músculo atlético

músculo apto fisicamente é conhecido por sua capacidade de fazer duas coisas: queimar gordura e açúcares e alternar entre os músculos de contração lenta e de contração rápida. De acordo com Kelly, aptidão muscular só ocorre se as duas habilidades estão funcionando corretamente. O aumento da resistência do músculo não pode ocorrer sem aumentar esses dois componentes musculares.

Metabolismo e estrutura muscular

Kelly e sua equipe queriam determinar o que ligava o metabolismo e a estrutura muscular. Para fazer isso, eles se voltaram para dois tipos diferentes de ratos, cada um especialmente projetado para produzir proteínas distintas (mas relacionadas) que “ligam e desligam” genes específicos dos músculos.
O primeiro tipo, atlético, tem um gene regulador de músculo chamado PPARβ/δ. Estes ratos podem correr muito mais do que ratos normais. O segundo tipo, sedentário, produz um gene regulador muscular diferente, chamado PPARu. Estes ratos são capazes de queimar uma grande quantidade de energia, mas não podem correr muito.
Para identificar a relação entre o metabolismo muscular e o tipo de fibra muscular, a equipe de pesquisadores comparou as diferenças moleculares entre esses dois tipos diferentes de rato.
Primeiro, os cientistas descobriram que ratos sedentários têm a “chave” metabólica ideal, mas não o “interruptor” de fibra muscular. Em contraste, os ratos atléticos possuem as duas características necessárias para a aptidão muscular.
Os dois modelos de rato também diferiram em perfis moleculares. A equipe descobriu que os ratos atléticos produzem certos microRNAs capazes de ativar o interruptor de fibra muscular. Este mesmo circuito é suprimido em ratos sedentários.
Mais além, os pesquisadores determinaram que o gene PPARβ/δ conecta microRNAs através de um fator intermediário, chamado de receptor de estrogênio-dependente (ERRγ). Esta proteína colabora com PPARβ/δ para ligar microRNAs, e é por isso que os ratos atléticos são mais aptos do que os sedentários (o PPARβ / δ e a ERRγ induzem os microRNAs certos neles).

Nos seres humanos

Para determinar se os resultados do estudo eram relevantes para a saúde humana, Kelly e sua equipe trabalharam com o pesquisador Steven R. Smith para obter tecido muscular de pessoas sedentárias (que não se exercitam regularmente) e pessoas ativas em boa forma.
Eles descobriram que a ERRγ e um dos microRNAs elevados em ratos atléticos com PPARβ/δ também eram mais encontrados em pessoas ativas, mas não no grupo sedentário.
“Estamos realizando estudos humanos adicionais para investigar o circuito de ERRγ-microRNA como um caminho possível para melhorar a forma física em pessoas com doença crônica ou lesão”, disse Kelly. “O próximo passo é saber o que acontece com este circuito durante o exercício, e qual efeito tem sobre o sistema cardiovascular”.[MedicalXpress]

tem 25 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário