'Dia do Pi' é celebrado com data de 10 dígitos em 2015
Data no formato americano corresponde a valor matemático.
Com trilhões de dígitos, Pi representa razão de círculo por seu diâmetro.
Para especialistas e entusiastas da matemática, este sábado, dia 14 de março especificamente, tem um significado bastante especial: é comemorado o Dia do Pi.
A data faz mais sentido quando vista no formato americano, quando o mês vem à frente do dia: 3/14/15. Adicionando o horário das 9h26min53s, a brincadeira fica ainda mais interessante e precisa, como uma peça encaixando perfeitamente em um quebra-cabeça.
Caso não seja um matemático ou não esteja com as memórias da época do colégio em dia, há uma explicação para tudo isso. Segundo seu site oficial (sim, a data possui um domínio dedicado a ela), o Pi é “a razão da circunferência de um círculo por seu diâmetro”. Em outras palavras, o diâmetro de um círculo é a distância da circunferência de ponta a ponta, medido por uma linha reta passando pelo centro.
Essa conta resulta em um número contante, iniciado por 3,14. Esse valor é o mesmo para todos os círculos, não importando o tamanho. E os dez primeiros dígitos de Pi correspondem exatamente a 3,141592653.
Especificamente em 2015, o Dia do Pi tem um significado bastante especial, já que é possível chegar até a última dos 10 dígitos de Pi utilizando a data e hora de hoje, lembrando, claro, de preservar o formato americano: 3/14/15, às 9 horas, 26 minutos e 53 segundos.
Até hoje, o número ainda não foi completamente revelado, mesmo com a utilização de super-computadores para realizar o cálculo. O valor poderia ter trilhões de dígitos.
Sendo assim, todo ano, pessoas do mundo todo fazem brincadeiras em 14 de março, aproveitando inclusive para fazer tortas com a letra grega “π”, que simboliza o pi. Isso se deve a outro trocadilho, dessa vez na língua inglesa, já que a pronúncia de Pi é a mesma da palavra “pie”, que significa torta.
A data também marca o aniversário do físico Albert Einstein e de Frank Borman, austronauta norte-americano que comandou a missão Apolo 8 (responsável pela primeira missão dos EUA que deu a volta a lua, em dezembro de 1968) e que assoprou 87 velinhas neste sábado.
Entre as pessoas que comemoraram o Dia do Pi, está o famoso astrofísico Neil deGrasse Tyson, que não só celebrou a data em seu perfil no Twitter como deu informações sobre outros dias nos quais seria possível encaixar datas e dígitos de Pi, fazendo brincadeiras com o valor.
“O melhor dia de Pi: aos 53 minutos e 58 segundos após às 6 horas. 14 de março do ano de 1592: 3/14/1592; 6:53:58”, escreveu o astrofísico, adiantando que o próximo Dia do Pi com tantas coincidências numéricas ocorrerá fora da tradicional data de março.
Para que seja tão legal, segundo o americano e colocando o ano como primeiro valor, será apenas no ano 3141, no dia 9 de maio às 2h6min53s. O resultado é 3141/5/9, às 2:6:53.
Nenhum comentário:
Postar um comentário