terça-feira, 9 de junho de 2015

Garota que nasceu sem nariz faz cirurgia para receber prótese

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/06/garota-que-nasceu-sem-nariz-faz-cirurgia-para-receber-protese.html

09/06/2015 19h00 - Atualizado em 09/06/2015 19h00

Garota que nasceu sem nariz faz cirurgia para receber prótese

Tessa Evans tem uma condição rara chamada arrinia completa congênita.
Para modelar a prótese, seu crânio foi reconstituído com impressora 3D.

Do G1, em São Paulo
Na foto, Tessa Evans é vista depois da cirurgia em que recebeu uma prótese no nariz feita com impressora 3D  (Foto: Reprodução/Facebook/Gráinne Evans)Na foto, Tessa Evans é vista depois da cirurgia em que recebeu uma
prótese no nariz feita com impressora 3D; antes, havia uma concavidade
no lugar do nariz (Foto: Reprodução/Facebook/Gráinne Evans)























Tessa Evans, de 2 anos, nasceu sem nariz. Trata-se de uma condição extremamente rara conhecida como arrinia completa congênita. Recentemente, ela passou por uma cirurgia para implantar uma prótese inovadora, modelada com a ajuda de uma impressora 3D.
Fotos de Tessa depois da cirurgia foram divulgadas este mês. "Realmente mudou o perfil dela. Não conseguia imaginar como ela iria ficar, então foi um enorme alívio quando finalmente a vimos", publicou sua mãe, Gráinne Evans, no Facebook.
A familia vive na cidade de Maghera, na Irlanda, mas o procedimento foi feito no Hospital Great Ormond Street, em Londres, segundo o "Daily Mail".
Impressora 3D
Para criar a prótese ideal, o cirurgião plástico Jonathan Britto usou um modelo do crânio de Tessa feito com uma impressora 3D. A prótese foi desenvolvida em material cirúrgico e implantada em sua face por uma incisão no couro cabeludo.   
Ela terá de passar por uma cirurgia a cada dois anos para adaptar a prótese ao seu crescimento.
Seus pais contaram ao "Daily Mail" que o normal seria esperar até que ela fosse adolescente para submetê-la a uma cirurgia mais invasiva, em que o nariz é reconstruído com cargilagem e osso do próprio corpo. Mas eles decidiram optar pela cirurgia menos invasiva e mais precoce. O novo nariz de Tessa atende apenas fins estéticos, não funcionando como via aérea.
De acordo com a agência Associated Press, a chance de nascer com arrinia congênita é de uma em 197 milhões.
 Tessa foi fotografada por seu pai antes de se submeter à cirurgia para implante de prótese no nariz (Foto:  Reprodução/Facebook/Nathan Evans)Tessa foi fotografada por seu pai antes de se submeter à cirurgia para
implante de prótese no nariz (Foto: Reprodução/Facebook/Nathan Evans)

Nenhum comentário:

Postar um comentário