segunda-feira, 26 de maio de 2014

Especialistas desvendam mitos e verdades sobre menstruação

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/05/especialistas-desvendam-mitos-e-verdades-sobre-menstruacao.html

26/05/2014 10h38 - Atualizado em 26/05/2014 12h49

Especialistas desvendam mitos e verdades sobre menstruação

Bem Estar desta segunda-feira (26) tirou dúvidas sobre a saúde da mulher.
Programa falou sobre o que aumenta o fluxo menstrual, menarca e TPM.

Do G1, em São Paulo
31 comentários
O Bem Estar desta segunda-feira (26) recebeu o ginecologista José Bento e o hebiatra Benito Lourenço para desvendar mitos e verdades sobre TPM e menstruação. Segundo o hebiatra, as meninas de hoje costumam menstruar por volta dos 12 anos, depois de 2 anos da entrada na puberdade.
Nessa fase, muitas costumam ouvir conselhos das mães e das avós, como a ideia de que o absorvente interno pode tirar a virgindade ou não pode ser usado por meninas virgens, mas como explicaram o ginecologista José Bento e a engenheira química Maria Márcia Reis Caldas Salles, isso tudo é mito. O absorvente interno é, inclusive, uma opção higiênica e segura para as mulheres.
Arte TPM Bem Estar (Foto: Arte/G1)
Há ainda quem diga que pisar com os pés descalços no chão frio ou lavar o cabelo durante o período menstrual pode fazer mal ou aumentar o fluxo - tudo isso também não é verdade e não há nenhuma relação desses hábitos com a menstruação. Para quem tem TPM, uma das maneiras de aliviar um pouco os sintomas é o chocolate, que libera um hormônio que proporciona a sensação de prazer.
Durante a TPM, pode ocorrer ainda uma retenção de líquido que faz a mulher inchar um pouco, mas ao contrário do que muita gente pensa, ela não engorda. Por último, o ginecologista alertou para os benefícios de emendar uma cartela de pílula anticoncepcional na outra, hábito que muita gente condena. Segundo o médico, o sangramento é uma preparação para gravidez e se a mulher não tem o desejo de engravidar, ela não precisa menstruar. Isso pode, inclusive, evitar doenças, como a endometriose. No entanto, é fundamental procurar um ginecologista antes de começar a tomar a pílula contínua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário