domingo, 3 de agosto de 2014

Dinossauros com penas eram muito mais numerosos do que se pensava, sugere estudo

http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/dinossauros-com-penas-eram-muito-mais-numerosos-do-que-se-pensava-sugere-estudo-13374706


Dinossauros com penas eram muito mais numerosos do que se pensava, sugere estudo


Descoberta de fósseis na Sibéria mudaria radicalmente a visão sobre os animais

POR 
O herbívoro Kulindadromeus zabaikalicus teria sido a chave para a nova teoria Foto: Divulgação

O herbívoro Kulindadromeus zabaikalicus teria sido a chave
para a nova teoria - Divulgação


RIO - Aqueles dinossauros impressionantes que o público conhece nos filmes de ficção estariam descritos da forma errada? Como eles deveriam aparecer em livros didáticos? De acordo com um estudo publicado na revista "Science", a grande maioria desses animais, extintos há milhões de anos, deveriam seriam ilustrados com penas, mais parecendo aves gigantes.



A tese de que alguns dinossauros deram origem às aves de hoje não é novidade, mas, segundo cientistas, novos fósseis de 150 milhões de anos encontrados na Sibéria levam a crer que a plumagem era algo muito mais presente entre essas espécies do que se pensava. 

A chave para essa teoria foi a descoberta da criatura chamada Kulindadromeus zabaikalicus, que possuía um focinho curto, longas patas traseiras, braços curtos, e cinco dedos fortes.
Esse animal pertencia a um grupo separado de dinossauros herbívoros chamados “ornitísquios” - que representam metade de todos os dinossauros. Seus dentes indicam adaptações claras para mastigar plantas.

Até então, as maiores evidências de dinossauros emplumados vinham de fósseis encontrados na China, pertencentes a um grupo carnívoro chamado terópode. Mas com a nova descoberta, abre-se uma nova porta para a teoria de que quase a totalidade dos gigantes tinham penas no corpo.

Paleontólogos acreditam que o fato de que indícios penas tenham sido encontradas em fósseis de dois grupos distintos significa que o ancestral comum a essas espécies, com cerca de 220 milhões anos de idade, provavelmente tinha penas.
A descoberta pode mudar completamente a visão da Paleontologia sobre os dinossauros. Em vez daquelas criaturas secas e escamosas, animais emplumados e com pele macia. Os cientistas ressaltam, no entanto, que enquanto alguns dinossauros poderiam ter tido penas por toda a vida, outros foram perdendo a plumagem ao longo da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário