sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Em close-ups, fotógrafo transforma criaturas repulsivas em arte abstrata

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/12/em-close-ups-fotografo-transforma-criaturas-repulsivas-em-arte-abstrata.html

BBC
25/12/2014 19h01 - Atualizado em 25/12/2014 19h01

Em close-ups, fotógrafo transforma criaturas repulsivas em arte abstrata

Em busca da beleza de criaturas estranhas, fotógrafo de natureza Michael Kern cria imagens psicodélicas e hipnotizantes que ressaltam cor e textura.

Da BBC
'Amo criar estes trabalhos e vê-los evoluir. A natureza repetitiva do processo é quase uma meditação. São tanto o criador quanto o espectador', afirma o fotógrafo. Kern explica que agora está buscando trabalhar com outras áreas da natureza (Foto: Arquivo Pessoal/Michael Kern)Fotógrafo usa imagens de animais para criar arte abstrata e psicodélica
(Foto: Arquivo Pessoal/Michael Kern)


















O fotógrafo Michael Kern busca mostrar a beleza de cobras, aranhas, lagartos, sapos e outras criaturas consideradas repulsivas por muitas pessoas.
A partir das fotografias originais, ele faz manipulações digitais para transformá-las em imagens abstratas, até restarem apenas cor e textura.
"Como gosto de dizer, é a beleza das feras", afirma Kern.
O artista reconhece que muita gente tem ojeriza aos objetos fotográficos dele, mas diz acreditar que os "experimentos" podem ajudar os outros a "encontrar esta beleza".
"Para muitas pessoas, meus retratos destes animais cumprem este propósito. No entanto, muitas outras não conseguem superar a barreira imposta por seu medo ou a fobia gerada quando elas olham para uma aranha ou uma cobra, não importa o quão bonitas elas sejam", diz o artista.
'Não tem uma fórmula. Algumas vezes isso funciona, outras, não. Mesmo que o resultado final seja 'artístico' ou não, o processo criativo é fascinante para mim' (Foto: Arquivo Pessoal/Michael Kern)'Não tem uma fórmula. Algumas vezes isso funciona, outras, não.
Mesmo que o resultado final seja 'artístico', ou não, o processo criativo é
fascinante para mim', diz Kern (Foto: Arquivo Pessoal/Michael Kern)
'Por meio da manipulação digital, tentei transformar as criaturas em imagens abstratas, até que tudo que resta é a cor e a textura – ou, como gosto de dizer, 'a beleza das feras'. Não manipulei as cores das imagens, elas são a paleta da natureza (Foto: Arquivo Pessoal/Michael Kern)'Por meio da manipulação digital, tentei transformar as criaturas em imagens
abstratas, até que tudo que resta é a cor e a textura – ou, como gosto de dizer,
'a beleza das feras'. Não manipulei as cores das imagens, elas são a paleta
da natureza (Foto: Arquivo Pessoal/Michael Kern)

Nenhum comentário:

Postar um comentário