segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Chimpanzé é violento por natureza, diz estudo

Chimpanzé é violento por natureza, diz estudo

Pesquisa com 15 comunidades em diferentes países revela guerras e assassinatos entre os animais

por 


Minha fama de mais: macho da comunidade Kasekela
Foto: Divulgação/Ian Gilby

RIO - Engana-se quem pensa que o chimpanzé é um animal inocente e que só mostra os dentes quando ele e seu habitat são cutucados pelo homem. Um estudo publicado, nesta quinta-feira, na revista “Nature” revela que sua violência é intrínseca. Pela primeira vez, uma espécie não humana é associada a comportamentos agressivos deliberados.

Quinze comunidades em diversos países, como Uganda, Congo e Senegal, foram monitoradas por 50 anos. Nesse período foram registrados 152 assassinatos, a maioria de machos, e inúmeras guerras.
Diversos motivos justificam os assassinatos dentro de uma mesma comunidade - disputa por melhores territórios, alimentos e a posição de macho alfa. Mas as fêmeas podem contribuir com a guerra, matando filhotes das “rivais”.
- Há muito tempo sabemos que os chimpanzés podem agir violentamente, mas pensávamos que isso ocorria apenas quando existe uma ação humana, como a destruição do habitat - disse ao GLOBO Michael Wilson, professor do Departamento de Antropologia da Universidade de Minnesota (EUA) e coautor do estudo, que envolveu instituições de nove países. - Na verdade, existe uma intensa competição por recursos dentro da comunidade, o que estimula matanças.

MAIS MACHOS, MAS ATAQUES
Quanto maior a quantidade de machos na comunidade, maiores são os registros de violência.
O levantamento comparou o comportamento agressivo dos chimpanzés com o dos bonobos, outra espécie de primatas. Entre estes, praticamente não existe violência: em 50 anos, os pesquisadores registraram apenas um assassinato.
Ainda não sabe por que os primatas têm comportamentos tão diferentes.
- Uma das razões pode ser o espaço ocupado por cada espécie - opinou Wilson. - Os bonobos estão em florestas com muitos alimentos, o que lhes permite viajar por grandes distâncias e manter grupos estáveis dentro da comunidade.
É uma situação diferente da vivida pelos chimpanzés, principalmente no Leste da África. Nessa região, a escassez de alimentos os força a viajarem sós. Dessa forma, ficam vulneráveis a ataques de outros indivíduos.
Especialista em ecologia comportamental, Joan Silk, que não participou do estudo, acredita que o levantamento derruba a imagem dos chimpanzés como animais gentis e meras vítimas da fúria humana.

- Nossa percepção do comportamento dos primatas é, muitas vezes, distorcida para que eles apareçam como animais de características moralmente desejáveis, como empatia e altruísmo - conta Joan, que é pesquisadora da Universidade do Arizona, nos EUA. — Outros traços, como a violência em grupo e a coação sexual, costumam ser ignorados.
Para Wilson, a agressividade natural entre os chimpanzés, nossos “primos” mais próximos, pode contribuir para o estudo da violência humana:
- Os próximos estudos serão uma grande oportunidade para analisarmos nossa agressividade a partir de uma perspectiva evolucionária. Estudando o chimpanzé, poderemos saber mais sobre o comportamento violento da nossa própria espécie.


Read more: http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/chimpanze-violento-por-natureza-diz-estudo-13968866#ixzz3E3LxnHaD

Nenhum comentário:

Postar um comentário