Por que sentimos um choque ao bater o cotovelo?
Um momento inoportuno, um simples descuido e aquela batidinha no cotovelo pode se transformar em uma dor insuportável que mais se parece com um choque. Mas, afinal, por que uma pancada tão leviana é capaz de causar uma espécie de descarga elétrica no braço?
O traumatologista e ortopedista Osvaldo André Serafini, do Hospital São Lucas, ligado à Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), explica que a batida acontece na maioria das vezes na região interna do cotovelo, onde geralmente nos apoiamos. "Quando ocorre, o nervo chamado de ulnar produz uma descarga elétrica que é sentida no quarto e quinto dedo da mão, como se a gente ligasse uma tomada e acendesse a luz", informa.
De acordo com o especialista, o ulnar está localizado em uma zona superficial sem músculos de proteção e suscetível à batidas, tendo sobre ele somente tecidos subcutâneos e a pele. "Por isso que a dor ganha maiores proporções na região e o tradicional 'amor de sogra' causa tamanho horror", brinca o traumatologista.
Para completar, Serafini lembrou que a parestesia - sensações cutâneas subjetivas, como frio, calor e formigamento - é outro fator que provoca o choque. "A parestesia seria a permanência da compressão no nervo que faz com que a ponta do dedo adormeça, diminuindo a sensabilidade da mão", finaliza.
Portanto, cuide-se bem ao apoiar o corpo sobre a mesa porque ninguém está livre do temido choque no cotovelo.
http://super.abril.com.br/saude/relacao-bater-cotovelo-sensacao-choque-eletrico-438963.shtml
http://super.abril.com.br/saude/relacao-bater-cotovelo-sensacao-choque-eletrico-438963.shtml
Perguntas Superintrigantes
Cotovelo
por Fabrício Beltrami
Por que, quando batemos o cotovelo, temos a sensação de um choque elétrico?
O choque do cotovelo é um engano dos sentidos, conhecido como parestesia, que pode simular também picadas, queimaduras e outras sensações não causadas por estímulos externo. Na região do cotovelo encontra-se o nervo ulnar, que fica muito exposto e por isso é fácil tocá-lo diretamente. A função dos nervos é transmitir mensagens, traduzindo sensações percebidas pelos receptores sensoriais (de tato, temperatura, dor etc.), através de impulsos elétricos. Para cada sensação existe um padrão – um código – de descarga elétrica de milésimos de volt. Ao ser estimulado diretamente o nervo ulnar, no caso se uma pancada, a descarga liberada – a mensagem enviada ao cérebro – é do mesmo padrão da descarga que codifica um choque elétrico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário