terça-feira, 24 de junho de 2014

Cardiologistas explicam como fortes emoções podem afetar o coração

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/06/cardiologistas-explicam-como-fortes-emocoes-podem-afetar-o-coracao.html

24/06/2014 10h20 - Atualizado em 24/06/2014 11h30

Cardiologistas explicam como fortes emoções podem afetar o coração

Bem Estar desta terça-feira (24) deu dicas para cuidar da saúde cardíaca.
Quem já teve algum problema ou doença deve tomar mais cuidado; entenda.

Do G1, em São Paulo
Durante a Copa do Mundo, milhões de torcedores brasileiras se juntam para vibrar pela seleção. Mas e o coração, como fica? Será que a emoção de uma partida de futebol ou em qualquer outra situação pode causar algum problema cardíaco? No Bem Estar desta terça-feira (24), o cardiologista Roberto Kalil explicou que sim - no entanto, o estresse emocional só é perigoso para quem já teve doenças cardíacas ou está em grupos de risco, como obesos, diabéticos e hipertensos.
Segundo o cardiologista César Jardim, isso acontece porque o estresse provoca uma descarga de adrenalina no corpo. Com isso, os vasos se contraem, elevando a pressão e a frequência cardíaca, o que pode levar à formação de trombos ou até a um infarto ou eventualmente a uma morte súbita.
No caso dos jogos do Brasil, essas emoções podem ser ainda maiores para as mães dos jogadores - o Bem Estar acompanhou a torcida da mãe do Paulinho durante uma partida e, no final, verificou que a pressão dela subiu. De acordo com o nefrologista Décio Mion, isso é uma resposta normal do organismo diante de alguma emoção, o que não oferece risco já que eventualmente a pressão vai diminuir. O problema é quando a pressão fica alta em repouso, especialmente se o paciente já tem outras doenças do coração, como mostrou a reportagem (confira abaixo).
Quem tem a doença hipertensão, portanto, deve tomar cuidado e nunca esquecer de tomar os remédios antes dos jogos. No entanto, o cardiologista Roberto Kalil alerta que quem não tem problema não deve tomar nenhuma medicação antes do jogo, já que isso não é capaz de evitar eventos cardíacos. É fundamental ainda evitar muito sal e bebida alcoólica na hora de torcer, como maneira de prevenir outros riscos.
  •  
Pressão arterial (Foto: Arte/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário