quarta-feira, 25 de junho de 2014

Mordida de Suárez pode indicar tipo de transtorno impulsivo, diz médico

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/06/mordida-de-suarez-pode-indicar-tipo-de-transtorno-impulsivo-diz-medico.html

25/06/2014 12h17 - Atualizado em 25/06/2014 15h05

Mordida de Suárez pode indicar tipo de transtorno impulsivo, diz médico

Atacante uruguaio mordeu italiano Chiellini em jogo da Copa na terça (24).
Esta foi a terceira vez que jogador atacou um adversário dessa forma.

Eduardo CarvalhoDo G1, em São Paulo
  •  
  •  
GNews - Mordida de Suarez, Copa do Mundo (Foto: globonews)Momento em que o atacante uruguaio Luis Suárez (esq.) morde o jogador italiano Chiellini na partida de terça-feira (24), em Natal, pela Copa do Mundo (Foto: Reprodução/GloboNews)
A mordida dada pelo jogador uruguaio Luis Suárez no ombro do zagueiro italiano Giorgio Chiellini, em jogo da Copa do Mundo disputado na terça-feira (24), em Natal, pode ter relação com o chamado transtorno dos hábitos e dos impulsos, distúrbio caracterizado por atos repetidos, muitas vezes incontroláveis, e sem motivação racional clara, segundo o médico Rodrigo Bressan, do departamento de psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Esta foi a terceira vez que Suárez mordeu um adversário em campo em sua carreira. De acordo com Bressan, esse tipo de reação acontece quando a intensidade emocional em uma pessoa é muito grande e a "regulação cortical" do cérebro, que modula essa intensidade, não é forte o suficiente para inibir o impulso físico.
O médico explica que esse mecanismo é característico de pessoas que sofrem, por exemplo, de tricotilomania (compulsão por arrancar os próprios cabelos) ou cleptomania (distúrbio psicopatológico que faz com que a pessoa roube objetos). "Quando as atitudes se tornam frequentes, é sinal de que há falha no processo de controle desses impulsos, e indica que a pessoa sofre de um transtorno", destaca Bressan. Nesse caso, é recomendável procurar ajuda profissional: terapia e um eventual uso de medicação.
Mordida não é inédita
Jornais britânicos "levantaram a ficha" do uruguaio e indicaram que esta não teria sido a primeira vez que Suárez agiu dessa forma. De acordo com o "Independent", em 2013, na Copa das Confederações, o jogador já havia tentado morder Chiellini.
O site da BBC lembrou ainda que, em abril de 2013, o atacante do Liverpool foi banido por dez partidas após ter mordido o sérvio Branislav Ivanovic, do Chelsea, e em 2010, quando atuava no Ajax, da Holanda, foi suspenso por sete jogos ao morder o alemão Otman Bakkal, do PSV Eindhoven.
Segundo o médico, atletas de esportes com maior contato físico estão sujeitos a esse tipo de intensidade emocional. O futebol é um deles, mas há vários casos que podem ter relação com esse descontrole.
No futebol, uma das ocorrências de "explosão" mais famosas aconteceu em 1994, na Copa dos Estados Unidos, quando o jogador Leonardo, da Seleção Brasileira, deu uma cotovelada no uruguaio naturalizado americano Tab Ramos. Leonardo, que era visto como um jogador tranquilo, foi expulso da partida e recebeu quatro jogos de suspensão, o que o impediu de voltar a atuar naquele Mundial, do qual o Brasil saiu tetracampeão.
Outro caso famoso no esporte aconteceu em 1997. A luta de boxe entre Mike Tyson e Evander Holyfield ficou eternizada por causa da mordida dada por Tyson na orelha de seu adversário. "Alguém que pratica tênis dificilmente vai jogar a raquete no outro porque não tem contato físico", diz o médico da Unifesp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário