terça-feira, 10 de junho de 2014

Médico reencontra gêmeas siamesas separadas em cirurgia 18 anos depois

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/06/medico-reencontra-gemeas-siamesas-separadas-em-cirurgia-18-anos-depois.html

10/06/2014 09h02 - Atualizado em 10/06/2014 09h02

Médico reencontra gêmeas siamesas separadas em cirurgia 18 anos depois

Kelly e Caitlin Copeland nasceram com o fígado grudado em 1996.
Naquele ano, o cirurgião Kevin Lally fez cirurgia considerada arriscada.

Do G1, em São Paulo

Reprodução da capa de uma revista de 1997 que mostra o médico Kevin Lally segurando as gêmeas Emily e Caitlin, recém-separadas por cirurgia após nascerem siamesas (Foto: Children’s Memorial Hermann Hospital/AP)Reprodução da capa de uma revista de 1997 que
mostra o médico Kevin Lally segurando as
gêmeas Emily e Caitlin, recém-separadas por cirurgia
após nascerem siamesas (Foto: Children’s
Memorial Hermann Hospital/AP)
Duas irmãs americanas que nasceram com fígado grudado e foram separadas por cirurgia comemoram 18 anos nesta terça-feira (10), dias depois de terem reencontrado o médico responsável pela cirurgia, que proporcionou a ambas ter qualidade de vida.
Em 1996, Emily e Caitlin Copeland vieram ao mundo siamesas. O fenômeno ocorre uma vez a cada 200 mil nascidos vivos. Entre 40% e 60% dos bebês nascem mortos e 35% sobrevivem apenas um dia.

Na época em que nasceram, a cirurgia e o tratamento não eram tão avançados. Porém, Kevin Lally, cirurgião-chefe de um hospital em Houston ajudou na avaliação sobre as chances de sobrevivência dos bebês.

Segundo a agência de notícias Associated Press, as duas foram operadas quando tinham apenas dois dias de vida para desobstrução do intestino.
Os médicos queriam separá-las naquele momento, mas quando o procedimento começou, verificou-se que seria necessário aguardar mais um pouco. A separação aconteceu quando elas tinham dez meses de vida.
No último dia 6, Emily e Caitlin reencontraram o cirurgião responsável pelo tratamento. “Você nem sempre vê os resultados a longo prazo do que fazemos”, disse Lally.
Imagem de 5 de junho deste ano mostra as gêmeas e o especialistas, quase 18 anos depois da cirurgia, durante reencontro realizado em Houston (Foto: Children’s Memorial Hermann Hospital, John Lynch/AP)Imagem de 5 de junho deste ano mostra as gêmeas e o especialistas, quase 18 anos depois da cirurgia, durante reencontro realizado em Houston (Foto: Children’s Memorial Hermann Hospital, John Lynch/AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário