segunda-feira, 9 de junho de 2014

Se o sangue é vermelho, por que vemos as veias azuis?

http://hypescience.com/se-o-sangue-e-vermelho-porque-vemos-as-veias-azuis/

http://www.cienciaempauta.am.gov.br/2013/02/se-o-sangue-e-vermelho-por-que-as-veias-sao-azuis/

http://www.vocesabia.net/saude/se-o-sangue-e-vermelho-porque-vemos-as-veias-azuis/




Foto: Reprodução

Esta é uma pergunta realmente instigante, mas a resposta é, na verdade, bastante simples. O nosso sangue é vermelho e as veias, por si próprias, não têm cor (são um tanto esbranquiçadas), elas deveriam parecer vermelhas. 

Nosso sangue é realmente vermelho devido a um pigmento chamado hemoglobina presente nas hemácias, os glóbulos vermelhos, um tipo de célula que é rico em ferro e está presente no sangue dando a coloração avermelhada. Quando o sangue passa pelas veias, ele está repleto de CO2o chamado dióxido de carbono. Isso dá ao sangue uma tonalidade de vermelho escuro e vivo.

Como nossa veia não ter cor e nosso sangue é vermelho, o ideal é que as veias parecessem também avermelhadas, mas não é isso que nossos olhos enxergam. A mistura do sangue venoso com a camada de gordura que está sobre a pele confere às veias um tom azul. Assim, a resposta para tal pergunta é que: as veias não são realmente azuis, elas apenas apresentam essa cor a olho nu por causa da combinação de tons do sangue e da pele. Quando a luz passa pela pele, a frequência de ondas luminosas vermelhas é absorvida e apenas a azul é rebatida, por isso nossos olhos as veem azuis.

Segundo uma crença bem antiga, costumava-se dizer que a nobreza tinha sangue azul. Como os nobres eram associados à cor branca da pele, os mais brancos eram justamente os nobres, já que mantinham esse fenótipo por se casarem entre primos e parentes próximos. Quanto mais clara a pele, mais as veias se destacam ao olhar, ou seja, os nobres viam suas veias mais azuis do que qualquer outra pessoa.



capa_veia


Nenhum comentário:

Postar um comentário